Cobra-de-água-de-colar

Natrix natrix

Família: Colubridae

Natrix natrix, de nome comum Cobra-de-água-de-colar, pode chegar a medir 2 m de comprimento, mas, geralmente, não ultrapassa os 1,20 m. Possui uma cabeça grande e bem distinta, com um focinho redondo e largo. O seu padrão e cor são variáveis, apresentando uma cor de fundo dorsal esverdeada, acastanhada ou até mesmo acinzentada, com manchas escuras distribuídas regularmente. Por sua vez, o seu ventre é esbranquiçado ou esverdeado, com manchas pretas, podendo verificar-se casos de melanismo e até albinismo.

As fêmeas são mais robustas e maiores do que os machos, no entanto, estes últimos apresentam caudas mais compridas.

O seu nome deve-se a um colar branco ou amarelado, com rebordo negro, que aparece nos indivíduos mais jovens. É uma cobra diurna, ativa entre março e outubro, que ocorre tanto em terra como na água, onde nada à superfície. Pode viver até aos 19 anos de idade, a sua mordedura não apresenta riscos para o Homem e quando se sente ameaçada finge-se de morta soltando um cheiro nauseabundo.

Esta espécie habita nas proximidades de lagos, lagoas, cursos de água em bosques, albufeiras, charcos rodeados de canaviais, prados ou matos e também zonas pantanosas.

A Cobra-de-água-de-colar encontra-se distribuída por quase toda a Europa, Norte de África e Oeste da Ásia. Em Portugal, verifica-se a sua presença um pouco por todo o pais.

Flora

Ver todos de Flora