Cobra-de-água-viperina

Natrix maura

Família: Colubridae

Natrix maura, de nome comum Cobra-de-água-viperina, mede apenas entre 65 cm a 70 cm de comprimento (apesar de existirem indivíduos a atingir os 90/100 cm). Possui um corpo cilíndrico, uma cabeça bem distinta e olhos com grandes pupilas redondas. Tem escamas dorsais e uma cor e desenho variáveis, com um dorso de tonalidade castanha, esverdeada, alaranjada ou avermelhada, com algumas manchas escuras em ziguezague. O seu ventre é claro, esbranquiçado, com manchas escuras ou negras.

Uma característica distinta entre os sexos é o tamanho superior das fêmeas e a sua cauda mais curta, comparativamente aos machos.

Vive em habitats aquáticos (podendo nadar e permanecer submersa durante mais de 15 minutos), tais como, lagos, albufeiras, pântanos e charcos e é uma espécie, maioritariamente diurna, apresentando atividade noturna e crepuscular apenas durante o Verão.

É uma espécie presente no Norte de África, Península Ibérica, França, Sudoeste da Suíça e Extremo Noroeste de Itália. Em Portugal a Cobra-de-água-viperina encontra-se de Norte a Sul do país.

Aves

Ver todos de Aves

Mamíferos

Ver todos de Mamíferos

Insetos

Ver todos de Insetos