Lagartixa-do-mato-comum

Psammodromus algirus

Família: Lacertidae

Psammodromus algirus, de nome comum Lagartixa-do-mato-comum, pode atingir os 9 cm de comprimento, sendo que a sua cauda atinge, geralmente, mais do dobro do comprimento do corpo (exceto quando é regenerada).

Estes exemplares são aplanados e apresentam tons esverdados ou pardos dorsal e lateralmente, com duas linhas dorso-laterais nítidas de cor amarelada ou branca. O ventre é esbranquiçado e atrás dos membros existem, normalmente, manchas azuladas. Na zona posterior do corpo e na cauda as suas cores tornam-se mais avermelhadas.

Relativamente a características distintas nos sexos, as linhas dorso-laterais são mais nítidas e salientes nas fêmeas do que nos machos e estes, são mais robustos, têm cabeças maiores e durante a época de reprodução ficam com a garganta e a parte lateral da cabeça cor de laranja ou vermelha.

Esta espécie encontra-se distribuída no Sul da Europa Ocidental e Norte de África, estando presente em todo o território português e em grande parte da Península Ibérica.

Embora se adapte a uma variedade de habitats, pode se encontrar a Lagartixa-do-mato-comum em matos e bosques, podendo ainda trepar arbustos e árvores.

Flora

Ver todos de Flora