Víbora-cornuda

Vipera latastei

Família: Viperidae

Vipera latastei, de nome comum Víbora-cornuda, é considerada uma víbora de tamanho pequeno, podendo chegar, no máximo, aos 70 cm de comprimento. Tem um corpo robusto e uma cauda curta, com uma cabeça triangular e diferenciada. Possui ainda um apêndice nasal, com 3 a 7 escamas apicais, uma pupila vertical e uma íris dourada ou amarelada. O seu dorso em ziguezague é de cor castanha ou cinzenta, estando coberto por escamas carenadas e a sua cauda é curta e fina, relativamente ao restante corpo. Por sua vez, o seu ventre é esbranquiçado ou cinza, com algumas manchas irregulares. Na parte superior da cabeça possui duas manchas escuras formando um V invertido.

Os machos são diferentes das fêmeas por terem uma cauda mais larga e cores mais contrastantes.

É uma espécie diurna, podendo nos meses de mais calor apresentar atividade crepuscular ou noturna e a sua temperatura corporal, quando ativos, pode atingir valores entre os 17ºC e os 33ºC. Os seus dentes retráteis (localizados na parte inferior do maxilar superior) possuem veneno que pode acarretar algum perigo para o Homem.

A Víbora-cornuda habita em locais com boa exposição solar, tais como, zonas abertas nos limites de matos e bosques, montados ou pinhais, podendo também ser avistada em dunas costeiras e areais.

A nível de distribuição, esta espécie encontra-se na Península Ibérica e Norte de África. Em Portugal, ocorre um pouco por todo o país.

Flora

Ver todos de Flora