Na tarde de 9 de setembro a Igreja encheu-se para o momento da inauguração das obras de requalificação. Logo após a missa dominical, Padre Carlos Carvalho recordou o processo complexo que envolveu toda a obra, decorrente da riqueza dos elementos intervencionados, do número e especificidades das peças restauradas, e reconheceu que a Igreja e o Museu foram uma etapa de um conjunto de elementos patrimoniais que Sernancelhe pretende conservar e valorizar.
Reconhecendo que o sucesso desta realização deveu-se ao empenho e colaboração das instituições Igreja e Município, enalteceu o legado do Padre Cândido Azevedo e assumiu ser um dever de quem lhe sucede valorizar o seu trabalho e, dentro do possível, melhorá-lo para que passe também para as gerações seguintes. O pároco falou portanto de um momento em que devemos celebrar o que foi conseguido: a requalificação da Igreja Românica e do Museu Pe. Cândido.
Contudo, Padre Carlos manifestou o desejo de que a paróquia tenha uma casa mortuária e seja requalificado o Santuário de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, espaço que conhece cada vez maior utilização e está enquadrado num espaço de grande beleza paisagística.
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, lembrou que um território é rico quando consegue valorizar e aliar as suas populações em torno da cultura e da educação. A esse propósito enalteceu um projeto do Padre Carlos que tem merecido grande projeção: o coro paroquial. Referindo tratar-se de um grupo de grande qualidade, o Presidente da Câmara classificou como uma grande obra imaterial a capacidade de juntar, em torno da música e do canto litúrgico, pessoas de todas as idades e que partilham deste mesmo gosto.
Explicou ainda as diferentes etapas que permitiram a requalificação da Igreja e dos elementos do seu interior. Reconheceu igualmente a importância do legado de Pe. Cândido, símbolo de um tempo muito rico, em que a Igreja de Sernancelhe e o concelho eram reconhecidos e muito enaltecidos no nosso País.
Da parte do Município, que coordenou com os seus técnicos todo o processo e acompanhou a realização da obra, Carlos Silva afirmou tratar-se de uma obrigação pugnar pela preservação do património, pela sua valorização e promoção.
Relativamente aos projetos enunciados pelo Padre Carlos Carvalho, concretamente a casa mortuária e a requalificação do Santuário de Ao Pé da Cruz, Carlos Silva reconheceu serem obras enquadradas nos planos do Município, alertando que ambas obedecerão a projetos, a serem implementados ao longo do tempo mas sempre de forma planeada e controlada.
A cerimónia de inauguração ficou concluída com o descerramento de placas evocativas, tanto da Igreja como do Museu, a que se seguiu um momento musical pelo duo Maria Cachucha.
Intervenção devolveu valor patrimonial à igreja
A intervenção foi extensa e contemplou trabalhos de conservação e restauro de pinturas murais, tratamento de lacunas de suporte e camadas pictóricas, conservação e restauro de elementos pétreos do interior, colagem de fragmentos e fraturas, conservação e restauro do teto e retábulos da entrada principal, da Capela Mor, da Virgem da Conceição, do Púlpito, do Retábulo de Santo António, do Sagrado Coração de Jesus, conservação e restauro de Esculturas de Vulto, entre tantas outras intervenções que garantem a perpetuação dos elementos patrimoniais que tornam a Igreja num dos maiores símbolos do Concelho.
Localizada no Centro Histórico de Sernancelhe, a Igreja Românica é um templo do séc. XII, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1939. Elemento essencial na compreensão das origens e evolução do Concelho, está enquadrada por elementos patrimoniais de grande relevo, como o pelourinho quinhentista, de gaiola, pela casa do Condes da Lapa, pelo Solar dos Carvalhos, erigido por Paulo de carvalho, tio do Marquês de Pombal, pela Casa da Comenda de Malta e pelo edifício da Câmara e Cadeia, do século XVI.
Dedicada a S. João Baptista, impressiona pela beleza do seu pórtico e pela sua torre sineira. No interior são os frescos quinhentistas, o altar-mor renascentista e os altares de talha barroca que fascinam. Testemunho inquestionável da predominância cristã neste território, guarda no seu interior elementos artísticos de grande notoriedade, como o arco triunfal apontado, com policromia, profundamente decorado por cordas, esferas, espinha e axadrezado, ladeado por duas pinturas murais, representando Nossa Senhora da Conceição e a Virgem Apocalíptica.
Paredes meias com a Igreja está o Museu Padre Cândido Azevedo, arquivo vivo da riqueza da imaginária e da paramentaria da Igreja de Sernancelhe, proporcionando agora a todos os visitantes uma viagem pela história e pela memória de mais de oito séculos do Concelho.