Família: Anguidae
Anguis fragilis, de nome comum Licranço/Cobra-de-vidro, possui um corpo longo de forma cilíndrica e é conhecido por ser um lagarto sem patas, podendo até ser confundido com uma cobra, apesar de ser inofensivo. A sua cabeça é curta e a cauda é pouco diferenciável do resto do seu corpo. Pode atingir um comprimento entre os 20 e 22 cm, chegando a pesar entre 8 e 40 gramas.
Apresenta uma coloração creme, parda ou castanha no dorso podendo, por vezes, apresentar uma linha vertebral mais escura. O seu ventre é acinzentado ou preto e alguns exemplares da espécie têm escamas muito lisas e brilhantes.
No que diz respeito a diferenças entre sexos, os machos são mais robustos do que as fêmeas, tendo uma cabeça maior e mais diferenciada do restante corpo.
Uma particularidade deste réptil é a sua capacidade para se auto-mutilar, ou seja, pode perder a cauda de forma a fugir a predadores, voltando a crescer mais tarde (mesmo que raramente atinja o tamanho inicial).
O Licranço/Cobra-de-vidro encontra-se presente por toda a Europa (exceto Escandinávia, Irlanda e Ilhas Mediterrâneas), sendo que na Península Ibérica se encontra a Norte dos rios Ebro e Tejo.
É uma espécie comum em locais húmidos, clareiras, orlas de bosques, pinhais, prados ou hortas.