Família: Strigidae
Otus scops, de nome comum Mocho-d’orelhas, é estival, invernando em África (a Sul do Sara, Sul da Europa e Norte de África. Possui um comprimento compreendido entre 19-21 cm e uma envergadura na ordem dos 47-54 cm (maior extensão possível durante o voo), sendo considerado um mocho de pequenas dimensões.
Possui um padrão composto por riscas e manchas pretas, que contrastam com pintas mais brancas e manchas arruivadas. A sua coloração, quando visto de perto, parece variar entre o castanho arruivado e o castanho acinzentado, apresentando uma linha esbranquiçada na parte dos ombros e com a cara e aparte inferior do seu corpo mais pálidas.
Os seus olhos são amarelos e é facilmente identificado pelos tufos característicos que apresenta sobre a cabeça e que se assemelham a orelhas.
O Mocho-d’orelhas constrói o seu ninho em buracos de árvores, ou caixas-ninho se os buracos forem inexistentes, alimenta-se de insetos e, sendo uma espécie noturna, caça durante a noite. Esta espécie reproduz-se em matas e terrenos agrícolas, parques e pequenos jardins e em bosques abertos de folha caduca ou mistos.